O tiozinho do ticket do metro!

Eu jé falei do transporte daqui de Munique aqui no Blog (não leu?! Clica aqui). O transporte aqui é realmente aquilo que todo mundo gostaria. De qualidade, pontual e consegue atender toda população! Mesmo assim, tem dias que a gente sente falta de ter um carrinho....

Mas tem uma coisa que EU acho que o transporte aqui ainda podia melhorar: O preço. O transporte funciona e tal, tudo certinho, mas a gente paga um preço caro para ter esse serviço. Uma pessoa que trabalha fora da região central da cidade (que é o caso do meu marido), paga por mês, em média €100,00. Aí você vai dizer que no Brasil é por aí também, se não mais caro. Masss... aqui o empregador não paga sua passagem. É tudinho do seu bolso. Ou seja, se a empresa é na pqp, você assume os gastos de como chegar até lá (e não tem fretadinho, não :P ).


Junto com um preço alto, existe também um excesso de confiança do governo para com a população. Tipo assim, eu confio em você até que me provem o contrario. O que eu quero dizer com isso? Não existe catraca. Não existe roleta. Você compra seu ticket na maquininha, carimba ele em algumas máquinas espalhadas pela estação e boa. Ninguém verifica, ninguém cobra... NADA! Mentira.

Reza a lenda que existem tiozinhos verificando aleatóriamente... Que eles andam a paisana e vez ou outra perguntam para as pessoas se elas têm ticket para estar ali. Veja bem se esse sistema funcionaria no Brasil. Quando o tiozinho te pega sem ticket, a multa é salgadinha, €40,00, e eles ainda fazem um auê básico para pessoa ficar com vergonha.

Parêntesis amigo:
Alemão odeia passar vergonha, odeia chamar atenção, e odeia ser apontado como o cara que fez coisa errada. Então pior que a multa, é o auê do tio. (Isso só vale para alemães sóbrios em idade diferente dos adolescentes, tá?! Adolescente e bebado aqui, são iguaizinhos aos daí. Adoram o auê, a bagunça e etc)

Veja bem, eu estou aqui a exatos 1 ano (nossa, preciso fazer um post-overview sobre esse um ano), e eu vi o tiozinho PELA PRIMEIRA VEZ! Eu tava toda linda indo trabalhar, e de repente uns 10 homens entram no vagão que eu estou, falam alguma coisa e as pessoas começam a ficar tensas e abrir suas bolsas/carteiras. Eu que não entendi meia letra do que foi dito, levei um susto e achei que fossem os militares da Gestapo atrás de fugitivos disfarçados, e olhei para o lado para ver o que a mocinha que estava sentada do meu lado estava fazendo, aí entendi que era o lendário tiozinho do ticket (tiozinho é uma ova, eram uns 10 caras uniformizados fazendo uma varredura na galera!!). Como eu ia descer na estação seguinte, mostrei meu ticket para ele (eu e marido compramos um ticket anual, mais simples e mais barato) e saí correndo. Mas consegui ver eles dando um esculacho em um casal.

Conclusão: O tiozinho existe mesmo, não é lenda, e não é um tiozinho legal com cara de vô. É um alemão 2x2 com cara de bravo, acompanhado dos amigos também 2x2!

Agora, sinceramente? No fim, eu acho que a passagem é cara porque eles calculam a margem de perda dos que não vão pagar. Então, se eles deixassem de brincar de confiar de olhos fechados, e colocassem roletas, catracas e etc, receberiam o valor de TODOS e talvez pudessem diminuir um pouco o valor!


Palavra em Alemão do dia: Vertrauen -> Confiança

10 comentários:

  1. Eu também acho caro, mas pra mim o buraco é ainda mais embaixo, tenho carta de motorista 2 carros na garagem mas tenho medo de dirigiar, já tinha medo de dirigir no Brasil imagina aqui kkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu te entendo.. Aqui eu nao tenho coragem tbm, tem mta bicicleta, ta louco..

      Excluir
  2. hahaha
    aqui em Berlin sao dois por vagão e a multa de 40 euros. Eu os vejo regularmente, mas no meu primeiro ano tb nao os via. Acho que era pq andava mais a pé. hehehe
    bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles estao sempre no vagao? Ou aparece. As vezes tbm?
      Eu andava mais de bicicleta, mas ando preguicosz...rs

      Excluir
    2. Não, é por amostragem (às vezes). E o engraçado é que sempre pegam alguém. :)

      Excluir
    3. Não sei se eu era "sortuda", mas nos meus 3 meses de Berlin, via o tio pelo menos 2x por semana kkk e era sempre disfarçado (crachá escondido), nunca com uniforme.

      Excluir
  3. eu fique um ano na Alemanha e já tinha visto sim esses tiozinhos, mas uma vez fiquei com raiva pq fui para Köln, comprei o ticket e na viagem de 2h nenhum tiozinho passou, ou seja, se eu fosse agir de má fé e não ter comprado o ticket eu teria me saído bem kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Acho que estes tiozinhos não são exclusividade dos alemães...

    ResponderExcluir
  5. Aqui na Italia è assim tambem, mas com um detalhe: nao funciona hahahaha

    O TRAM que fizeram tà sempre quebrado e fora de serviço. Os onibus nao rodam o tanto que deveriam e estao - quase sempre - lotados.

    Tem uns motoristas que correm como loucos e outros que vao como tartaruga, entao esqueça os horarios, porque eles nunca chegam na hora certa!

    Coisa de italiano, mesmo.

    bye

    ResponderExcluir
  6. Eles existem mas algumas estaçoes são batatas na Alemanha. Sendliger Tor é tiro e queda!

    Fora dos horários de pico é certa tb! Não acho que eles acordam as 7.30 para verificar o ticket da galera. Na verdade acho que nem conseguem entrar, já que o trem fica super-lotado.

    Sou de Munique tb, já tive um blog e agora conheci o seu. Parabéns! Achei bem gosto de ler ;)

    ResponderExcluir

 
Wie? Wer? Was? Blog Design by Ipietoon