Ê Brasil.......

Fevereiro foi um mês tenso.

Eu estava marcando férias lindas e românticas na região de Porto (Portugal), com direito a muito vinho, comida boa e paisagens maravilhosas , mas... Minha vózinha fofa faleceu. Ela levou um tombo, quebrou a bacia, e aí já viu... Com 90 anos, não adianta querer inventar muita coisa porque o corpo não aguenta mesmo.

Fui correndo pro Brasil (consegui embarcar no mesmo dia e  pasmem, fui sozinha em 3 poltronas!!! Se não fosse a comida baranguenta do avião, eu poderia dizer que foi a melhor viagem que eu já fiz!). Consegui chegar pro enterro.

É triste. É triste morar longe e saber que nem sempre vou poder estar com eles quando eles precisam. É triste saber que meu último tchau foi ano passado, tendo a certeza que nos veríamos de novo. Mas é a vida. E minha avó sempre foi muito ativa, muito levada e adorava sassaricar - por isso levou o tombo. Então, por mais triste que tenha sido, foi também feliz. Feliz pela comemoração da vida que ela teve, da alegria que ela sempre esbanjou e das fofocas que ela sempre tinha na manga (eu tinha que puxar isso de alguém, né?!).

Aproveitei pra ver um pouquinho do Rio, sentir aquele cheirinho de mar, sentir o transito caótico de novo, a zona que a cidade está com as obras para a copa, os preços exorbitantes de cada água de côco e claro, o calor mortal que nos impede de ficar no sol por mais de 10 minutos as 8h da manhã... Ah o Rio!!! Que saudade eu tinha disso tudo...

Passei uns diazinhos em Campinas também, poucos, bem poucos (não foi o suficiente para matar a saudade nem do cachorro, quanto mais da família!). Mas foi o suficiente para me chocar com o preços dos restaurantes, do supermercado, da gasolina... Ver que depois de um ano fora, nadinha mudou! Os buracos continuam nos mesmos lugares e os radares também! É bom assim, porque parece que eu não fiquei tanto tempo fora.

No fim, concluí duas coisas:
1a. Não importa aonde eu more, mas sempre vou amar o Brasil mesmo com todos os seus defeitos...
2o. Parabéns aos brasileiros, que conseguem viver "bem" com salários baixos e preços altíssimos!


Sorte da minha avó que não vai precisar encarar essa Copa!

Eu amo essa foto! Foi no natal de 2011. Minha avó e as 4 netas...
Claro que ao me preocupar em esconder a barriga,
esqueci que a bunda aparecendo fica ainda pior...

Meus amores, papis e mamis
Os outros 3 filhos dos meus pais.

Meu avô querido, que agora vai ter que se
acostumar com a nova vida...

Por pior que seja, o Rio é sempre o Rio!


8 comentários:

  1. eu tenho esse mesmo medo. estar aqui e só pensar que a última vez que vi alguém foi em 2011, 2013...
    Brasil é nosso pra sempre. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É duro... mas essa é umas das escolhas que temos que fazer, né?!

      Excluir
  2. Eu sinto muito pela sua avo, Flora. Acho que ja tinha falado com voce pelo facebook, ne?

    Eu passei por esse tipo de susto, quando meu pai morreu.. pessimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falei sim, Lu... No fim nao tem jeito... Morar fora de "casa" é sempre meio foda...

      Excluir
  3. Meus sentimentos Flora!

    E como já percebi que vc não perde o senso de humor nem numa situação delicada como essa ( tmb não o perdi qdo vivenciei o luto da minha avo), desejo que vc tenha puxado a genética boa dela...nessa idade, com esse sorrisao, cútis e vivacidade!

    Beijim,
    Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Mari... o blog é pra ser legal, né?! Mas confesso que perdi totalmente o bom humor quando eu estava por la...rs Seja pela minha avó, seja pelo Brasil que infelizmente, tá decadente!!!

      Bjs

      Excluir
  4. Acredito Flora! Considerando ambos os motivos :-(

    ResponderExcluir
  5. No ano que morei na Alemanha, minha avó faleceu também, mas não pude voltar para me despedir. é uma sensação muito ruim de estar longe da familia quando essas coisas acontecem, mas isso faz parte do ônus de querer morar no exterior (e acho que é um dos preços mais altos que pagamos por isso, mas acredito que compensa).

    ResponderExcluir

 
Wie? Wer? Was? Blog Design by Ipietoon