Emprego na Alemanha parte 2

Recebi alguns e-mails perguntando como está o mercado de trabalho na Alemanha, se é fácil arrumar emprego e como podemos procurar...

Como eu ainda não tenho emprego, não sei se sou a pessoa mais indicada para responder essas perguntas, mas posso dizer como eu tenho feito, e aí se eu arrumar algum, vou poder confirmar que esse método funciona.


Basicamente...:

Busca básica pelo amigo Google, que vai nos direcionar para muitos sites de empregos, mas os principais são StepStone.de e Monster.de. Se prepare porque você vai ficar muitas horas online preenchendo aqueles cadastros eternos de uma mente sem lembrança. No começo é pior, parece que as vagas não terminam nunca, mas com o passar dos dias você vai ver que já preencheu a maioria, e isso desanima e dá medo.

Aí você vai receber vááááários emails dizendo que seu perfil não foi escolhido por esse ou aquele motivo. Não vou entrar no mérito da questão, mas tenho algumas desconfianças que o fato de eu não falar alemão foi responsável pela maior parte dos naos.

Aí vão te chamar para uma entrevista. Veja bem, depois de se candidatar para 496729502 vagas, eles vão te chamar para UMA entrevista. Deve ser deus com dó de mim... Aí você se arrumar, ensaia, decora todas as informações da empresa para mostrar que é proativo... Durante a entrevista se acha a mais top, que sabe tudo, dá até umas explicações para a mulher que está te entrevistando, afim de garantir que realmente entende do assunto. Aí no final o clássico "entramos em contato". Você fica 1, 2, 3 semanas esperando o tal contato até se dar conta de que ela falou aquilo por educação.

Depois você se permite uma leve overdose de chocolate, porque afinal, depressão pós-entrevista-que-não-deu-certo também vale. E começa tudo de novo.

Isso é um ciclo, que parece não ter fim. No momento, o meu ainda não teve. Devo estar na 5 volta desse ciclo. Mas tudo bem, porque eu não tenho outra escolha mesmo.

O que eu quis dizer com tudo isso? Que procurar emprego aqui é igualzinho aí no Brasil, que deve ser igualzinho ao Canadá, Inglaterra, China, Polônia... Talvez no Ira e no Afeganistão as coisas sejam um pouco diferente, mas eu não estou muito certa disso. Se um dia eu for procurar emprego por lá, conto como funciona!

Ou seja, no final das contas, o que vale é a sorte mesmo... Então boa sorte para mim e para quem mais estiver procurando emprego! E oremos, muito, porque isso ajuda!

Palavra do dia em Alemão: Arbeit -> Trabalho


4 comentários:

  1. Eh aquilo.. E EU soubesse como faz pra arrumar emprego, tava vendendo a ideia por ai, ne? =)

    Eh sorte sim, um bocado de suor e muita perseverança...

    ResponderExcluir
  2. Pois, estamos juntas nesse barco.
    Só adiciono uma pequena diferença entre Alemanha e Brasil. Quando procuramos no Brasil e recebemos uma negativa, sabemos que ou éramos boas demais ou não suficiente para a vaga. Aqui, a gente nao sabe se é isso, ou por sermos estrangeiras (fluente ou nao), ou pela barreira da língua. é osso...

    ResponderExcluir
  3. É difícil mesmo!! Eu ando numa situexion quase igual a sua: fui fazer cadastro no tal do CIEE duas vezes com o mesmo colega e nas duas vezes ele foi chamado para fazer entrevista e eu não fui!! Eu tenho, sem querer ser convencida, trilhões de cursos e ele, que não tem muitos foi chamado nas duas vezes para fazes a bendita entrevista e ainda por cima recusou o emprego!! Affs

    ResponderExcluir
  4. O foda é qdo não te chamam... e vc fica ver navios...

    ResponderExcluir

 
Wie? Wer? Was? Blog Design by Ipietoon