Na cozinha com... migo!

Então né, pessoal saudável que sou, dessas que acorda todo dia cedo para malhar, leva frutas pro trabalho, só toma chá durante o dia e restringe os almoços e jantares à refeições balanceadas, cheias de grãos integrais e muito legume (e mentirosa também, porque né?!, o dia que chocolate for reconhecido como refeição completa, balanceada e saudável - cacau é fruta, leite é proteína e açúcar é energia, pooode ser que seja capaz de seguir uma vida mais regrada).

Enquanto isso não acontece, eu vou me aventurando na cozinha e tentando colocar um pouco mais de saúde no meu prato.


Esses dias, depois do fiasco da dieta Dukan, resolvi que aderir à comida integral pode ser positivo. Não sempre, claro, mas fazer algumas substituições, no fim pode ser gostoso e até saudável!

Pensando nisso, ando testando umas receitas, pra matar a lombriga enquanto eu finjo que sou uma pessoa preocupada com minha saúde, para aumentar a variedade de opções.

Ah, só para colocar vocês no contexto correto, eu to doente. Depois do inferno que foi a semana passada, acho que meu corpo pediu um tempo. Peguei uma gripe dessas que vem direto do demo, e faz quase 3 dias que não consigo sair de casa direito (não, eu não estou faltando o trabalho porque isso é coisa de gente fina. Assalariado-escravo-que-finge-que-manda-em-alguma-coisa, trabalha de casa, mesmo doente!). Então, quando o tédio bate, eu vou pra cozinha :)

Como eu sou muito legal e quero todo mundo saudável como eu, vou contribuir com duas receitinhas que deram certo e até marido aprovou (veja bem, marido odeia - O-D-E-I-A comida integral, então se ele aprovou, vai com fé que ficou bom!).

Receitinha 1:

Pão de queijo integral-amigo-do-intestino:

2 copos de queijo parmesão ralado
2 copos de farinha integral
2 col de chia
2 col de linhaça
2 col de semente de girassol
1/2 copo de leite
4 col de sopa de óleo
1/4 copo de agua
3 ovos
1/2 col de sopa de sal
1 col de sopa de fermento

Em uma panela, junte 1/4 copo de água, 4 col de sopa de óleo, 1/2 copo de leite, a 1/2 col de sal… Misture tudo e aqueça em fogo médio. Quando estiver iniciando a fervura, desligue o fogo e reserve.
Em outra tigela, misture a farinha, as sementes e o fermento. Junte com a mistura da panela (cuidado caso ainda esteja quente). Eu começo misturando com uma colher de pau, mas se prepare para literalmente, colocar a mão na massa. Depois vá acrescentando o queijo. Quando já estiver misturado, comece a acrescentar o ovo. Um por um. Quando estiver tudo muuuuuito bem misturado, deixe por uns 10 minutos na geladeira, só pra endurecer um pouco, porque nesse momento, a mistura vai estar muito melequenta.
Retire da geladeira, faça bolinhas (eu recomendo pequenas, porque a massa não vai crescer e devido as sementes ela fica pesada) e deixe uns 20 minutos no forno médio (ou até sentir o cheiro de queijo pela casa).


Receitinha 2:
 
Bolinho integral de banana esperto (que pode ser de damasco, de cenoura, de beterraba, de maçã...) 


- 2 bananas nanicas ( devem estar beeem maduras, quase estragando);
- 1 col de sopa de canela em pó;
- 1/2 xícara de açúcar mascado (se você morar na Alemanha, onde a banana não tem gosto - se você mora no Brasil, pode reduzir pela metade, ou até não colocar açúcar nenhum, caso a banana esteja doce)
- 2 ovos pequenos;
- 1/4 xícara de óleo;
- 1 xícara de aveia (tanto faz flocos finos ou grossos);
- 1 colher (sopa) de fermento em pó.

Bate no liquidificador as bananas, o óleo, a canela, o açúcar e os ovos. Depois misture a aveia e por último o fermento.
Deixe por uns 30/40 minutos no forno (em forma untada ou de silicone ou teflon). Você vai sentir o cheirinho pela casa... Na dúvida, mergulhe um palitinho no bolo, se ele sair seco, é porque está pronto, se não, deixe mais uns minutinhos.

Se alguem tentar as receitas, comente aqui pra eu saber como ficou!!!

Beijocas pra vocês, porque agora eu vou comer!

5 comentários:

  1. Desde quando queijo parmesão(óleo puro) e açúcar mascavo(calorias mil)fazem parte de uma dieta para emagrecer? #espírito de porco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Integral nao é light :)
      Integral é mais saudável, mas mais calorico... A diferenca, e o que o corpo absorve melhor, aproveita mais...

      Excluir
  2. Flora Maria Braga..
    me interessei pelas receitas..
    valeu

    bjo
    Marcelo SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha... Depois me conta como ficaram, Marcelo!

      Excluir
  3. Parecem ser uma delícia mesmo ! E tem bastante fibra pelo jeito, então melhor ainda ! Vou anotar e fazer :D

    ResponderExcluir

 
Wie? Wer? Was? Blog Design by Ipietoon