Na cozinha com... migo!

Então né, pessoal saudável que sou, dessas que acorda todo dia cedo para malhar, leva frutas pro trabalho, só toma chá durante o dia e restringe os almoços e jantares à refeições balanceadas, cheias de grãos integrais e muito legume (e mentirosa também, porque né?!, o dia que chocolate for reconhecido como refeição completa, balanceada e saudável - cacau é fruta, leite é proteína e açúcar é energia, pooode ser que seja capaz de seguir uma vida mais regrada).

Enquanto isso não acontece, eu vou me aventurando na cozinha e tentando colocar um pouco mais de saúde no meu prato.


Esses dias, depois do fiasco da dieta Dukan, resolvi que aderir à comida integral pode ser positivo. Não sempre, claro, mas fazer algumas substituições, no fim pode ser gostoso e até saudável!

Pensando nisso, ando testando umas receitas, pra matar a lombriga enquanto eu finjo que sou uma pessoa preocupada com minha saúde, para aumentar a variedade de opções.

Ah, só para colocar vocês no contexto correto, eu to doente. Depois do inferno que foi a semana passada, acho que meu corpo pediu um tempo. Peguei uma gripe dessas que vem direto do demo, e faz quase 3 dias que não consigo sair de casa direito (não, eu não estou faltando o trabalho porque isso é coisa de gente fina. Assalariado-escravo-que-finge-que-manda-em-alguma-coisa, trabalha de casa, mesmo doente!). Então, quando o tédio bate, eu vou pra cozinha :)

Como eu sou muito legal e quero todo mundo saudável como eu, vou contribuir com duas receitinhas que deram certo e até marido aprovou (veja bem, marido odeia - O-D-E-I-A comida integral, então se ele aprovou, vai com fé que ficou bom!).

Receitinha 1:

Pão de queijo integral-amigo-do-intestino:

2 copos de queijo parmesão ralado
2 copos de farinha integral
2 col de chia
2 col de linhaça
2 col de semente de girassol
1/2 copo de leite
4 col de sopa de óleo
1/4 copo de agua
3 ovos
1/2 col de sopa de sal
1 col de sopa de fermento

Em uma panela, junte 1/4 copo de água, 4 col de sopa de óleo, 1/2 copo de leite, a 1/2 col de sal… Misture tudo e aqueça em fogo médio. Quando estiver iniciando a fervura, desligue o fogo e reserve.
Em outra tigela, misture a farinha, as sementes e o fermento. Junte com a mistura da panela (cuidado caso ainda esteja quente). Eu começo misturando com uma colher de pau, mas se prepare para literalmente, colocar a mão na massa. Depois vá acrescentando o queijo. Quando já estiver misturado, comece a acrescentar o ovo. Um por um. Quando estiver tudo muuuuuito bem misturado, deixe por uns 10 minutos na geladeira, só pra endurecer um pouco, porque nesse momento, a mistura vai estar muito melequenta.
Retire da geladeira, faça bolinhas (eu recomendo pequenas, porque a massa não vai crescer e devido as sementes ela fica pesada) e deixe uns 20 minutos no forno médio (ou até sentir o cheiro de queijo pela casa).


Receitinha 2:
 
Bolinho integral de banana esperto (que pode ser de damasco, de cenoura, de beterraba, de maçã...) 


- 2 bananas nanicas ( devem estar beeem maduras, quase estragando);
- 1 col de sopa de canela em pó;
- 1/2 xícara de açúcar mascado (se você morar na Alemanha, onde a banana não tem gosto - se você mora no Brasil, pode reduzir pela metade, ou até não colocar açúcar nenhum, caso a banana esteja doce)
- 2 ovos pequenos;
- 1/4 xícara de óleo;
- 1 xícara de aveia (tanto faz flocos finos ou grossos);
- 1 colher (sopa) de fermento em pó.

Bate no liquidificador as bananas, o óleo, a canela, o açúcar e os ovos. Depois misture a aveia e por último o fermento.
Deixe por uns 30/40 minutos no forno (em forma untada ou de silicone ou teflon). Você vai sentir o cheirinho pela casa... Na dúvida, mergulhe um palitinho no bolo, se ele sair seco, é porque está pronto, se não, deixe mais uns minutinhos.

Se alguem tentar as receitas, comente aqui pra eu saber como ficou!!!

Beijocas pra vocês, porque agora eu vou comer!

5 comentários:

  1. Desde quando queijo parmesão(óleo puro) e açúcar mascavo(calorias mil)fazem parte de uma dieta para emagrecer? #espírito de porco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Integral nao é light :)
      Integral é mais saudável, mas mais calorico... A diferenca, e o que o corpo absorve melhor, aproveita mais...

      Excluir
  2. Flora Maria Braga..
    me interessei pelas receitas..
    valeu

    bjo
    Marcelo SP

    ResponderExcluir
  3. Parecem ser uma delícia mesmo ! E tem bastante fibra pelo jeito, então melhor ainda ! Vou anotar e fazer :D

    ResponderExcluir

 
Wie? Wer? Was? Blog Design by Ipietoon