Dia do Holocausto (Yom HaShoa)

"Hoje eu vi uma senhora, frágil, com caminhar lento e difícil, contar uma historia.

Ela contou a historia de um livro de receitas, com mtas ilustracoes, que ela via toda a noite, sonhando com aqueles bolos maravilhosos. Contou da sua mae, que a mantinha na linha e disciplinada, e era ate meio dura as vezes. Contou tambem sobre como sua mae sempre falava: "amanha a gente faz", sempre postergando os pedidos dessa senhorinha, que na epoca era somente uma menina. Parece o dia a dia de todas as meninas de 12 anos nao?

O problema eh que a historia dessa menina era especial, e aconteceu num momento sombrio da historia da humanidade. Essa menina, foi levada contra sua vontade para um lugar longe de casa, para um campo de concentracao. O livro de receitas, acalentava sua fome as noites, que era mto cruel. Sua mae falava sempre pra ela "amanha a gente faz", toda vez que essa menina, implorava para sua mae para elas se matarem.
E o que manteve essa menina viva, foi uma promessa. Ela fez uma promessa para outra menina que estava sendo levada para uma camara de gas, a qual ela nem conhecia. O pedido desta desconhecida foi simples: "conte essa historia, mantenha-nos vivos na sua memoria!"

E a menina sobreviveu, teve uma familia, e hoje eu pude ver ela, junto com netos, realizando sua promessa.

Nao vi em um filme, nao li em um livro, ouvi da boca de quem viveu e nunca esqueceu. E eu tbm nao irei esquecer, nunca."

Texto de Richard Suwelack (meu marido, que estava sentado ao meu lado hoje, enquanto ouvíamos essa senhorinha contar esses relatos)

3 comentários:

  1. Florita, que legal isso!!!! Diria que é bem emocionante. Como vc conheceu essa senhora? Ela te contou mais detalhes da prisão? Como ela conseguiu sobreviver? Quantos anos ela tem? Escreve maisssssssssssss
    bjooo

    ResponderExcluir
  2. Oie querida!! Entao, ela nao conversou com a gente, ela contou para todos que estavam presente na sinagoga... Acho que os detalhes ninguem quer perguntar pq nao deve ser fácil ter que se lembrar de tudo e reviver um pouco daquilo... Na época da guerra ela tinha uns 13 anos... ou seja, deve ter uns 80 hoje. Bjocas!!

    ResponderExcluir
  3. Caramba, que legal!!!!
    Obrigada por compartilhar amiga!

    ResponderExcluir

 
Wie? Wer? Was? Blog Design by Ipietoon