A comilança é recheada de cultura!!

Eu acho que vocês já sabem que eu amo comer, ?! Mas amo mesmo, tipo primeiro amor na adolescência... Só que esse amor nunca fala não pra mim, o que dificulta um pouco minha vida... (Não entendeu? Leia esse post aqui)

Aqui meu amor não mudou, não diminuiu e até me ajudou um pouco. Minhas primeiras aventuras nessa terra gelada, úmida e de pessoas sérias nova e cheia de desafios, foram no supermercado. O que foi bem legal, na verdade, porque de cara aprendi várias palavras novas e comecei a me relacionar com a cultura local, afinal, a forma como se alimentam é um jeito ótimo de conhece-los (acho digno que seja mesmo, assim meu amor pela comilança tem alguma utilidade).

Eu sempre achei que se eu saísse do Brasil sentiria muita falta das comidinhas e que não viveria jamais sem os itens que já tinham sido incorporados no meu dia-a-dia super "saudável", porque né, comer bem deixa a gente mais feliz. Mas foi aí que veio a surpresa.

Tirando, claro, o de sempre (pastel, coxinha, risolis, catupiry, pizza realmente boa, bolos encantadores, doce de leite durinho, empadinhas, esfiha do habibs, pão de batata, a polentinha do restaurante lagoa, bolinho de bacalhau, fandangos, bono de morango e de doce de leite... e mais quase tudo que tem de gostoso aí no Brasil, porque vamos combinar que a lista é eterna!), eu não sinto falta de nada.............

Ta bom, ficou meio estranho, mas se vocês repararem, essa lista só tem porcaria, que por mais que eu ame comer, eu não comia sempre, ?! Então o que eu to tentando dizer é que a comida do dia a dia, arroz, feijão, bife, carninha moída, banana frita, canja de galinha, estrogonofe, bolo de cenoura, pão de queijo e etc, eu mesma faço por aqui. Não é super barato como é aí no Brasil, porque preciso comprar as coisas em lojinhas especializadas, mas me viro bem e não chego a sentir falta.
Claro que aprendi muita coisa aqui, principalmente que cozinhar sempre não é tao legal e gostoso como eu achava que seria. Mas tem uma coisa que eu sempre adorei e que no Brasil não é tão comum e aqui faz parte do dia-a-dia alemão, graças aos turcos que vieram para ficar! Estou falando do Homus (um patê a base de grão de bico) e do Falafel (um bolinho frito também a base de grão de bico), ambos vieram do oriente médio... Israel e países Árabes. 
Esse fui euzinha que fiz!!
Aqui é tao fácil achar e comer na rua mesmo, que virou quase a manteiga da casa. Homus combina com tudo (ok, quase tudo). Ta aí, isso é algo que eu sentiria muita falta se voltássemos pro Brasil, porque o único Homus que eu encontraria, seria o que foi feito por mim mesma (e não sei se é muito confiável, vou fazer hoje pela primeira vez, porque estamos indo a falência com esse vício).

Enfim, já to toda trabalhada na comilança alemã (ou na comilança que existe na Alemanha, porque porco com batata e salsicha não são exatamente essenciais na minha vida)!! Pelo menos no quesito alimentação, acho que minha adaptação está bem encaminhada, o que é ótimo, porque isso é um item muito importante na minha vida. 

P.S.: O Homus ficou pronto... bem gostosinho!! Mas vamos comer isso pro resto de nossas vidas! Uma receita rendeu uns 100 kg desse troço!!

2 comentários:

  1. Eu AMO Homus.. um dia eu provo o seu.. e esse bolinho aí nunca comi.. fiquei com vontade.

    Bjo

    Dea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha... é muuuuuuito fácil fazer! Só que rende muito...rs

      Excluir

 
Wie? Wer? Was? Blog Design by Ipietoon