Deutschkurs

Passado o momento bodinho do posto anterior, voltemos às maravilhas da vida na Alemanha.

Como eu disse, ontem eu (re)comecei a aula de alemão. Mas dessa vez em uma escola chamada Volkshochschulen (Faculdades Comunitárias, em tradução livre do Google amigo). Essas "faculdades" oferecem mil tipos de cursos para a comunidade local, desde alemão para estrangeiro e mais umas 20 línguas, até costura, ginastica pra idosinho, artes, bordado, mecânica básica e o que mais que você puder imaginar (tipo: "Como usar os músculos da face para sorrir", "Coração, algo existe dentro de todos nós", "A vida não precisa ser baseada em processos 1, 2 e 3", e "Mulheres, a feminilidade e delicadeza existem para serem usadas" - mas esse último é uma faculdade longa, de 4 anos). E tudo a preços populares... Eu to pagando uns 75% a menos no valor do curso, comparado a um curso particular normal... São várias unidades espalhadas pela cidade e essa que eu estou frequentando fica do ladinho de casa, tipo menos de 1km... Ou Seja, even better!!!

A escola é lindinha... uma vilinha no meio da cidade. Com jardim, mesinhas, barulhinho de passarinho... Uma graça mesmo! De bike eu to lá em 5 minutos!!


A professora chegou toda empolgada, turma nova, todo mundo com cara de normal... Perguntou de onde cada um vinha, onde tinha estudado antes (essa turma não é 100% iniciante, a gente já esta num nível de alemão que da pra dizer "Oi, tudo bem?", ou seja, todo mundo ali já estudou pelo menos uns 2 meses!!!).

Pela primeira vez eu não estava numa turma de espanhois e gregos... Essa é bem heterogênea, não só nas nacionalidades (tem eu, uma australiana, uma ucraniana, um espanhol, uma vietnamita, uma japonesa, um mexicano, uma romena e o resto eu nao entendi de onde vinha...), mas nas idades também... Desde 20 e poucos até 60 e poucos... Bem legal!

A aula foi passando e as coisas estavam fluindo bem. Eu consegui entender boa parte do que ela falava, o que pra mim é uma vitória... Até que chegou o intervalo.

Na segunda parte da aula, sério, acho que meu cérebro desistiu de estar presente (porque né, o dia tava bonito, porque ficar preso numa sala de aula?)! Eu não entendia mais nada que a mulher falava!!! E a fofura dela também, foi tomar café e esqueceu de voltar. Tipo, a mulher começava a ficar sem saco com quem errava, atropelava as respostas dos alunos... Enfim, voltou a ser alemã. #amáscarasemprecái

No fim, ela ficou tao puta com a minha falta de compreensão (minha e de mais uns 4), que pediu pra que fizéssemos um teste de nível, porque não era possível que a gente estivesse nesse nível (ou seja, nem "Oi, tudo bem?" a gente estava sendo capaz de provar que sabia...).

Desculpa gente, mas adoooooooooooro quando os alemães se sentem os donos do mundo e quebram a cara! Ela se fudeu gostosinho surpreendeu quando viu que os cinco, não só estavam no nível certo, como estavam BEM no nível certo, tipo, ninguém ficou no limite de acertos... Ou seja, a mulher vai ter que ter paciência com a gente e guardar o cinto!! #minhalerdezaprovandoqueaindanãomeabandonou

Agora preciso adestrar meu cérebro para ele não fugir de novo. Será que se eu levar um cafezinho ele fica comigo até o final das aulas??

Beijos pessoas queridas!

Paralavra(s) em alemão do dia: Curso de Alemão -> Deutschkurs (em português são duas, mas em alemão é uma só)








4 comentários:

  1. AHuhauahauh.. boa sorte nas suas aulas.. tenho medo só de pensar nessa lingua!!!

    Dea

    ResponderExcluir
  2. Muita sorte nas suas aulas... eu ja ando tao, tao de saco cheio das minhas!

    ResponderExcluir
  3. Nao vejo a hora de começar o curso na VHS aqui de Wangen :-)

    Duas coisas importantes desse post:

    O curso "Mulheres, a feminilidade e delicadeza existem para serem usadas" sem duvidas esta no pais certo, so falta as Helgas ingressarem no mesmo, medaaaa!

    "Todo mundo com cara de normal" foi a melhor, hahaha...

    Bjo

    ResponderExcluir

 
Wie? Wer? Was? Blog Design by Ipietoon