E dá-lhe ferro!

Então, eu acho que nunca comentei aqui, mas tenho anemia. Eu sei que metade das mulheres do mundo têm, mas a minha já é considerada crônica. Ela não me abandona nunca, a diferença é que as vezes ela fica mais intensa ou menos.

Antes que eu comece a receber receitas de feijão cozido em panela de ferro, fígado acebolado e suco de beterraba com espinafre (sim, isso existe, mas eu não sou nem louca de provar), já aviso que minha anemia é causada por uma falha na absorção do ferro, ou seja, meu corpitcho não absorve o ferro dos alimentos e nem de comprimidos (a gordura das comidas ele absorve que é uma beleza, né?!) #corpitchoseletivo

Enfim, eu posso comer feijão cozido com fígado e beterraba que não vai mudar em nada! (Amém, porque fígado eu não como nem sob tortura!) Ou seja, meu tratamento era feito com injeçõezinhas intramusculares e soro direto na veia, delícia, né?! Apesar, que entre comer fígado ou tomar injeção, fico com a injeção fácil!

No começo foi estranho mesmo, mas depois que acostuma, nem sente mais dor (mentira!). O fato é que eu tomava essas injeções todo mês. Às vezes mais de uma até, nunca passava um mês sem um furinho na busanfa.

Depois que vim pra cá, em Julho de 2012, nunca mais tomei nada... Eu sabia que tinha que procurar um médico, porque se até no Brasil pra tomar essas reposições, eu precisava (já com a receita médica na mão) ir na farmácia, comprar as ampolas, ir no hospital, rezar, fazer promessa, cruzar os dedos e dar um beijo na recepcionista e torcer para que eles estivessem "vazios" o suficiente para eu poder ocupar uma cadeirinha do soro por 2hs (isso porque eu ia todo mês no mesmo hospital! O povo já me conhecia...), imaginem o trabalho que seria pra conseguir isso aqui?! Fora que, certeza que o médico ia querer tentar o tratamento dele, e me fazer de cobaia por mais uns meses, até concluir que de fato, eu precisava da reposicao injetável...

Resumindo, enrolei mil anos até que não deu mais. Eu já tinha feito uns exames de sangue no Brasil (quando estive lá em marco), que já mostraram que a situação tava meio critica... Aí comecei a ter umas tonturas clássicas, de quando a hemoglobina cai muito... Enfim, fui num médico! #aleuluiairmãos

Procurei um médico que já conhecemos, que é casado com uma brasileira e já trabalhou no Brasil (ou seja, fala Português uhuuu!!) e conhece o tipo de medicina existente por lá... Eu fui esperando que ele me pedisse mais exames, e tentasse outras saídas antes das injeções, afinal, alemão adora uma alternativa menos invasiva e mais natureba... E tudo bem, vai que aqui o ferro em comprimido gruda no estômago e obriga o corpo a absorve-lo?! Tudo é possível, né?! Não!

Surpresa número 1: O fofo do médico ouviu meu relato completo e soltou um "Bom, como já sabemos que seu corpo não absorve via oral, nem vou tentar"... O QUE?? COMO ASSIM?? Um médico que não tem um ego-gigante-que-quer-provar-que-é-melhor-que-meu-médico-anterior?! Mil pontos para o médico Alemão!!! Já ganhou de todos os médicos brasileiros que eu visitei para tratar da anemia! Amei!! Dr. se você estiver lendo, saiba que está para sempre no meu coração (aliás você e a fofa da sua esposa.. mas isso é assunto pra outro post).

Surpresa número 2: Ele me colocou deitadinha numa sala de ultra-som (veja bem, isso era o consultório dele... E só dele... E tem uma sala de ultra-som, e depois descobri que tem uma enfermeira de um laboratório que colhe os exames ali mesmo!! Amei parte 2!!), com um solzinho leve entrando pela janela e disse que a enfermeira vinha tirar meu sangue... Fiquei uns 2 minutos ali, imaginando se eu não podia dormir um pouquinho... tava tão gostosinho... Aí, eis que entra uma fofa também (de repente a Alemanha virou o país das pessoas fofas e meigas... tem algo estranho no ar!) com uma bolsinha de um líquido marrom que eu conheço muito bem, que nada mais é que o ferro diluído no soro!!! Sim, aquele "remédio" que eu fazia promessa, rezava e pedia pelo amor de deus me dava muito trabalho para conseguir e fazer o hospital aplicar em mim!! Enfim, a mocinha tirou sangue, como eu esperava e disse que eu fi
caria ali uns 45 minutos, enquanto o soro ia caindo... Eu estava no paraíso! 1o. porque ia poder dormir um pouquinho naquele solzinho delicioso e 2o. porque não ia ter sair pelas ruas de Munique para achar ferro diluido em soro pra comprar e depois seguir a via sacra a procura de um lugar para aplicar!

Ufa! Pelo menos minha anemia esta em boas mãos por aqui. Se eu soubesse que era tão simples, não teria esperado esse tempo todo e nem perdido uns dias das minhas feirazinhas no Brasil pra ir no médico! Agora eu tenho certeza que desse mal eu não morro! Porque, ?! Preguiça mata!!

Pela primeira vez na vida, eu amei ir ao médico!!! E nem liguei para o fato de que da minha casa até lá eu levei mais de 1h30!! Valeu cada minutinho. #pacientefeliz

Como disse o marido, agora sou a mulher de ferro!



5 comentários:

  1. Voce teve sorte... quando eu fui ao medico daqui - e no da Suecia - tive que ouvir coisas como "ahhh.... o paje da sua aldeia nao sabia resolver seu problema de visao, deixa eu te furar e cutucar ate te mostrar que tem cura..."

    So que nao tem, ne?

    argh!

    Que bom que deu certo contigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, era por medo desse tipo de reacao que eu tava evitando ir no medico!!!
      Bjocas

      Excluir
  2. Hahahahaha...
    nem vou comentar que esse dia.. num grupo de alemães.. houve uma discussão básica sobre o uso de remédios no Brasil...
    Concordo que aqui o povo exagera e se auto medica.. mas uma amiga teve uma gripe aí.. e não deram nada... N A D A.. ela disse que sofreu a noite toda com febre. Comentei isso.. e os alemães falaram.. é assim mesmo.. não damos remédios..
    Até acho mais natural e tal..mas na hora da dor...é complicado né..

    Não posso mais aprofundar o assunto medicina alemã.. vai que tem alguém me seguindo.. e eu vou apanhar em casa.. #quemtem**temmedo!

    bjo
    Marcelo SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, aqui eles sao mesmo contra remedios! Por isso eu enrolei tanto pra procurar um. Até meu tylenolzinho, que nao faz mal nem pra bebe, aqui eles vendem uma dosagem bem mais baixa... Enfim, alemaos sao fãs de chas e comida saudavel... E pra eles, isso com um pouco de engenharia e cara fechada, resolve todos os problemas do mundo!rs
      Bjs

      Excluir
    2. Nossa, varios erros..rs mas dá pra entender, ne?!rs

      Excluir

 
Wie? Wer? Was? Blog Design by Ipietoon