Eis que existe docura na terra da batata!

Ufa! Achei que nunca mais eu ia conseguir arrumar o layout do blog e ia ter que desistir da minha bonequinha!!! #desesperonívelalto

Já comecei mudando de assunto...rs Mas eu mereço, tava tensa... Não sei se por causa do blog ou da quantidade de café que eu tomei pra aguentar ficar acordada mexendo nele...rs Tava até com tremedeira já!!

Mas vamos ao que interessa...

Como vocês sabem, a pessoa aqui esta procurando emprego. Como não ta caindo uma chuva de oportunidades no meu colo, achamos por bem que ir na agencia de emprego do governo, aqui em Munique, poderia ser uma possibilidade. E hoje fui eu lá, sem saco e pronta pra voltar pra casa irritada com a grosseria nata falta de amor no coração dos locais para com os imigrantes.

Tudo o que eu precisava era entender como funciona essa agencia, que tipo de emprego eles arrumavam e como era o processo... Enfim, informações básicas, que no site eu não encontrei (tipico de alemão, que adora fazer tudo pessoalmente!).

Depois de me perder um pouco, claro, e pegar uma certa dose de chuva, entrei no lugar sem nem conseguir ler as placas de indicação de onde eu deveria ir (eram várias salas, cada uma com um nome diferente)... Mas tudo bem, quanto a isso, já aprendi a seguir meu instinto (não, né?! eu sigo o fluxo das pessoas mesmo!). Fiquei lá, uns 20 minutos numa fila, sem saber exatamente o que ia dizer pra tia do balcão (alemão gosta de perguntas diretas e objetivas e dizer "Oi, eu queria saber como funciona a coisa por aqui", não ia ser legal), e rezando para todos os santos e entidades para que ela falasse inglês (ingenuidade mata?).

Não precisa ser educada, meiga e nem virar minha amiga do peito, eu até dava um beijo nela ficaria muito grata se pelo menos UMA vez, eu conseguisse ir sozinha resolver alguma coisa "oficial"... Tudo bem, com o tempo a gente aprende que criar expectativa só atrapalha mesmo...

Enfim, claro que a tia não falava inglês... E além disso resolveu ignorar qualquer tentativa minha de explicar (mesmo que em um alemão macarrônico) qual era o objetivo da minha visita. A criatura já foi me dando mil papeis pra preencher e me mandou ir em outro prédio, que iam me chamar... Bom, eu não tinha idéia de onde eu tava indo, nem o que fariam comigo lá dentro... Tratei de avisar o marido, afinal, se eu sumisse, ele saberia onde eu estive (ta bom, isso foi um pouco dramático!).

Fiquei eu e meus amigos apps de tradução na dura tarefa de preencher aquela papelada... Uns 30 minutos depois, eis que uma loirinha com carinha de fofa chama meu nome... E lá vamos nós, de novo, recomeçar as rezas pro santo da comunicação.

Sentei na mesa da loirinha, e mostrei a papelada que eu tinha e perguntei se podia falar em inglês (a gente sempre espera um milagre, né?!)... GENTE, pára tudo!! De repente até o ar ficou mais leve... A fofa da Michele (viramos amigas eternas) falava inglês!!!!!! Eu me empolguei tanto que puxei papo até das fotos que ela tinha presa no mural da mesa dela... Sério! Ok, não era aquele inglês show de bola, mas era muito bom se comparado ao que eu encontro por aí... E os poucos momentos que ela se perdia, o meu alemão era o suficiente para dar conta do recado... Foi lindo!

Pela primeira vez desde que eu cheguei, fui realmente bem atendida por um orgão oficial! A fofa corrigiu as merdas informações erradas que eu tinha colocado na papelada (tradutor nunca ajuda de verdade quando você não tem uma boa base da língua, né?!), me explicou o processo todo, quais seriam os próximos passos e tal... Enfim, foi uma doçura! Saí de lá sorrindo... E fiquei feliz de saber que vou ter voltar pra entregar meus documentos... #menosporfavor

Pois é, eis que no meio das batatas, existe doçura e vontade de ajudar o próximo!

A palavra em alemão do dia é: Ajuda -> Helfen
              

6 comentários:

  1. Flora!! Estou aqui mandando mais um recado (ainda nao sei se o outro chegou) ahahaha estou rindo muitoooo com a grosseria nata! rsss muito bom o blog!! Estou sempre dando uma olhadinha, as vezesnão comento, mas to por aqui!! beijosss!! saudades!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi.. boa sorte aí... e depois por favor nos conte como foi esse processo.. que tipo de trabalho é possível conseguir.. e etc... quem sabe vou precisar dessas dicas mais pra frente.. e quanto à falta de doçura alemã.. que tal pichar nos muros como as vezes vejo aqui em SP:

    "Mais amor, por favor"

    rs
    Marcelo SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelo!! Pode deixar, o dia que eu arrumar um emprego vou poder dizer como funcionam as coisas... Porque por enquanto, eu só sei como NAO funcionam...rs
      Bjs

      Excluir
  3. Oiiii! To adorando ler seu blog Flora! Ta muito bom.. suas histórias estão ótimas, e você como sempre escrevendo tudo da forma mais engraçada e fofa! To morrendo de saudades e te espero aqui no final do ano!
    Alguma novidade da agência?

    Beijinhos
    Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Jubs!
      A agencia marcou um horario comigo pra eu ir la entregar meu cv, diplomas, certificados e etc... Mas emprego que é bom, ainda nada!
      Ja ja eu comeco a fazer promessa pra arrumar emprego!
      Bjocas ;)

      Excluir

 
Wie? Wer? Was? Blog Design by Ipietoon